segunda-feira, 6 de junho de 2011

Imundície

O homem é o único animal que polui o ar que respira, contamina a água que bebe, degrada o solo que o alimenta, destruindo as bases da sua própria sustentação.
Entretanto há várias décadas se fala em preservação do meio ambiente, consumo sustentável, escassez dos recursos naturais, mas ninguém deu importância para as previsões de futuras catástrofes. Até que a natureza resolveu se manifestar para mostrar aos homens, que se auto-afirmam dotados de inteligência e ética, que as coisas não vão nada bem e se assim continuar em poucos anos a vida no planeta, provavelmente não será mais possível!
Terremotos, tissunames, enchentes que destroem inúmeras cidades, moradias, matam milhares de seres humanos, e aniquilam os sonhos de outros tantos; secas, que terminam com a plantação e deixam famílias em uma condição desumana. Talvez sirvam para tornar a gravidade da situação mais evidente, inclusive para a população da nossa região, cujas mudanças climáticas são cada vez mais notáveis e as tempestades que antes ocorriam em grande intervalo de tempo são freqüentes.
Quem sabe olhando para as modificações que ocorrem ao seu redor, as pessoas percebam que as suposições dos estudiosos, que elas acreditavam que ocorreriam apenas nos EUA, na Europa, não estão muito distantes da realidade.
Para finalizar lembremo-nos de uma passagem que Érico Veríssimo escreveu:
“Precisamos dar um sentido humano às nossas construções. E, quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer  pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu.”
Mas infelizmente eles não estarão mais lá se continuarmos com essa degradação impetuosa do meio ambiente.

Um comentário:

  1. Oie, estava dando erro na hora que ia clicar no SEGUIR, mas agora deu certo :)
    beijos

    ResponderExcluir