sexta-feira, 6 de julho de 2012

Não deixe os outros decidirem o rumo da sua vida!




Ao indagarmos jovens sobre o que é politica, respostas como: “eu odeio politica”, “politica não me interessa”, “é só roubalheira” são frequentes. A questão é que muitos que se dizem políticos, a utilizam para satisfazer interesses pessoais e financeiros, ao invés de prezar pelo bem comum e da coletividade, sim isto é errado, mas a partir do momento em que preferimos não nos envolver, estamos dando margem para que os políticos que tanto criticamos permaneçam em suas posições privilegiadas, com o consentimento da sociedade que reclama do Estado, mas estagna-se diante da ação necessária.

A inserção da juventude na Política é de extrema importância para renovar quadros, trazer novas ideias e construir um novo caminho. Não podemos ficar omissos, temos que acreditar que o movimento das juventudes organizadas pode realmente de fato ser fator principal numa mudança do País.

Se as pessoas que se julgam honestas e preocupadas com a coletividade não buscam o melhor para a sociedade em que estão inseridas, o jogo político permanece estático e, “como num tabuleiro de xadrez, as peças são movidas seguindo as regras seculares do espetáculo, e outras aguardam as próximas regras propostas em pactos e disputas de poder” (WEBER). Outras, ainda, permanecerão imóveis espectadores da própria vida social, marginalizados da humana consciência política.

Por isso, é fundamental que os jovens se organizem, participem diretamente da política e pratiquem a democracia participativa.

O Jovem seja ele de direita ou esquerda, independente da sua ideologia, do partido em que esteja não pode ficar ausente das discussões que envolvem nosso futuro.

A questão não é se o sistema capitalista não favorece a reflexão critica politica, nem que grande parte dos políticos são corruptos,  a questão é vamos continuar imóveis espectadores da própria vida social, deixando que os outros decidam por nós?

2 comentários:

  1. Curti o blog Mari! Muito bom esse texto, tem toda razão em dizer que nós jovens falamos "odeio politica". Vive-se reclamando do rumo que as coisas tomam, mas não tomamos iniciativa para melhorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dé... bjoo
      Estamos ai néh tentando fazer a diferença.
      Utópico? sim mas ninguem muda o mundo sem utopia...

      Excluir