terça-feira, 1 de maio de 2012

Desistir é fácil, difícil é continuar andando em terreno pedregoso!!!


Há quem diga que o mais difícil de uma jornada são os primeiros passos, a decisão de seguir tal caminho e colocar-se a caminhar... Há também quem garanta que os passos mais penosos são os últimos, quando corpo e espírito estão cansados...

Pois eu acredito que os passos mais complicados são os do meio, os mais valiosos e decisivos.  Para começar algo o individuo é determinado por fatores principais como: impulsos, obrigações, influências ou quando imbuídos de motivação. O que os leva a iniciar a marcha de forma até tranquila.

O instinto humano traz consigo características evidentes: o espírito de competição e a vontade de vencer. Vencer buscando o conhecimento, o reconhecimento e a satisfação pessoal, ou mesmo apenas visando a exposição e a vangloria diante do outro. Por isso quando o ser humano está diante da finalização de alguma coisa, ainda que enfadado, o senso de triunfo próximo o incita a acabar aquilo que está sendo feito.

O impasse da caminhada está no intervalo entre o impulso e sede pela vitória. Pois temos carência de uma bengala, chamada perseverança ou persistência. Várias personalidades podem nos servir de exemplo:

Se Bethoveen tivesse desistido? Mas ele não desistiu embora enfrentasse a maior das adversidades para um músico, perder a audição, no meio de sua carreira. E mesmo quando tudo parecia não ter mais volta ele perseverou e compôs músicas mesmo sem ouvir, na verdade ele escutou a vibração do sonho que partia do coração.

E se um dos responsáveis pelo fim da apartheid desistisse? Nelson Mandela não abandonou a luta contra o racismo, mesmo após permanecer 27 anos na prisão, no meio de sua jornada. Seguiu firme em busca do seu ideal e ajudou a enterrar a apartheid e a desenterrar uma África do Sul melhor.

Se os empecilhos tivesse feito Jesus Cristo abandonar sua missão? Cristo não desistiu, apesar das tentações, traições e fraquezas dos homens. Não se abalou com a dor e sofrimento para cumprir sua missão. Quer maior exemplo de perseverança que o de Jesus Cristo.

Desistir é fácil, difícil é continuar andando em terreno pedregoso. Contudo temos no nosso interior forças suficientes para vencermos as batalhas diárias, e mais do que isso, alguém com quem podemos contar em qualquer circunstancia, chame-o de Deus, Javé, Alá, Jeová, ou simplesmente de Pai.

“A vida, entendeu, era bem como parecida com a música. No começo, há mistério, e no final confirmação, mas é no meio que reside a emoção e faz com que a coisa valha a pena. (...) finalmente havia entendido que a presença de Deus está em todo lugar, em todos os momentos, e é sentida em um momento ou outro, por todas as pessoas...” Trecho do livro A última Música

Nenhum comentário:

Postar um comentário